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Esporte comunitário: o judô como processo sócio-educativo

A prática esportiva tem sido destacada como método educacional altamente eficiente para crianças e jovens, quer do ponto de vista da saúde física como da integração social. A ocupação do tempo com atividades sadias para o físico e mente, a sociabilidade e outras qualidades inerentes ao esporte, tem sido objeto dos mais valorizados por pais e educadores para proporcionar uma melhor formação das crianças e dos jovens. 

Ainda que todos os esportes possam contribuir no processo educacional, o judô possui características peculiares que o diferencia das demais modalidades esportivas. Por ser oriundo das artes marciais japonesas, o judô tem princípios filosóficos que norteiam a integração social e cultivam uma exigência mais rigorosa da disciplina e do respeito ao próximo como características fundamentais. 

Qualquer indivíduo, em especial crianças, pode praticar o judô porque a estatura, habilidade, destreza, peso, não são fatores que impedem ou dificultam a participação nessa atividade física. Além disso, mudanças comportamentais tornam-se evidentes entre os praticantes de judô, devido o estímulo da autoconfiança e a valorização das atitudes positivas durante a execução das atividades. 


Objetivos e benefícios

O maior objetivo é desenvolver o “fazer esportivo” como ferramenta educacional, proporcionando a todos os jovens participar, experimentar, vivenciar, através de uma metodologia inclusiva, as diversas modalidades e as atividades lúdicas.

O respeito, a iniciativa, a coragem e a facilitação interpessoal, são elementos essenciais no esporte e em nossas vidas. Jogar contra o outro, enfatizando a competição e jogar com o outro, valorizando a cooperação.

Também são objetivos a serem alcançados:

•Baixar o stress, a tensão e a agressividade

•Favorecer a integração tanto entre os adolescentes quanto aos professores funcionários dos projetos.

•Apoiar a prática de atividades compatíveis com a faixa etária

•Desenvolver a eficiência orgânica e de habilidades

•Controle e domínio do corpo.

•Desenvolver noções de higiene, saúde e condicionamento físico.

•Busca constante da interdisciplinaridade com as outras áreas pedagógicas. 

•Desenvolver a autoconfiança.

•Criar condições para que as atividades esportivas sejam realizadas.

•Desenvolver um espírito competitivo saudável.

•Saúde: como atividade física, a prática esportiva induz o condicionamento físico e, conseqüentemente, a uma vida saudável.

•Melhorar o desenvolvimento motor, proporcionando a exploração de um ambiente diferente, otimizando uma melhora nas capacidades físicas e perceptuais dos alunos, além de proporcionar de maneira lúdica a recreação e o entretenimento.

Esses aspectos poderão ser aprimorados continuamente nas fases posteriores da vida, indo ao encontro do paradigma humano emergente para a época em que vivemos: o homem em busca de sua plenitude existencial.

Além de contribuir para a educação, e formação de uma juventude sadia, o Instituto Yamarashi se responsabiliza pelas atividades de coordenação e orientação técnica-pedagógica dos projetos assistências como: 

•Representar a cidade nos Jogos Regionais – Masculino e Feminino

•Representar a cidade nos Jogos Abertos.

•Representar a cidade nos Campeonatos Regionais, Estaduais do Interior e Goiano nas diversas classes.

•Representar a cidade no Circuito Regional

•Massificar e divulgar o esporte

•Revelar talentos esportivos

•Realizar dois eventos no ano envolvendo os projetos assistências

•Treinamentos dos atletas, com orientação específica.

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