Graduações

Imprimir


Os judocas são classificados em duas graduações: kyu e dan.

As promoções tanto para as graduações de kyu(Nível) como para as de dan(Grau) baseiam-se em exames que levam em conta os seguites critérios: tempo de treino, idade, caráter moral, execução correta das técnicas e comportamento na academia e em competições.

O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô. Os judocas detentores do 6º dan em diante são demonimados de Kodanchas.

Graduações Kyu

Veja abaixo a graduação do Judô utilizada no Brasil:

Graduacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          

 0  KYU Mukyu  Faixa Branca
KYU Shitikyu  Faixa Cinza
KYU Rokyu  Faixa Azul
KYU Gokyu  Faixa Amarela
KYU Yonkyu  Faixa Laranja
KYU Sankyu  Faixa Verde
KYU Nikyu  Faixa Roxa
KYU Ikyu  Faixa Marrom

                                                      

 Graduações Dan

Após a faixa marrom, o praticante se torna um graduado, um yodansha, ganhando a faixa preta e o primeiro grau, se tornando um Shodan (portador do primeiro grau). A graduação em dans se dá da seguinte maneira:

 DAN  Shodan  Faixa Preta
 DAN  Nidan  Faixa Preta
 DAN  Sandan  Faixa Preta
 DAN  Yodan  Faixa Preta
 DAN  Godan  Faixa Preta
 DAN  Rokudan  Faixa Vermelha e Branca
 DAN  Nanadan  Faixa Vermelha e Branca
 DAN  Hachidan  Faixa Vermelha e Branca
 DAN  Kyudan  Faixa Vermelha
10º  DAN  Judan  Faixa Vermelha

 

Da faixa

A faixa significa o desenvolvimento do aluno, reconhecido pelo professor, o único com condições de julgar. Não se corre atrás da faixa, ela vem na hora certa. Ter uma faixa sem mérito é o mesmo que uma caixa de presente bonita por fora mas vazia por dentro. “Você tem que ser faixa preta antes de receber a faixa preta”. Sobre a faixa preta, ela significa apenas a transição do que em uma sociedade esotérica se chamaria de “iniciante” e “iniciado”. É quando o aprendiz começa a ter condições de evoluir sozinho, de procurar o seu Caminho, “quando a criança começa a andar com seus próprios passos, sem segurar na mão do pai”, mas sempre com a supervisão de alguém mais graduado, pois assim como a criança, ele ainda vai cair muitas vezes e o professor será aquele que o ajudará a se levantar. É a partir da faixa preta que se começa a aprender o Judô.

Portanto, cultive a humildade, pois sem ela você não é nada, fuja da arrogância, da vaidade e do egoísmo, elas denigrem a pessoa por mais forte ou por mais conhecimento técnico que ela possua.

Procure no seu professor um pai, no seu Dojô sua casa e nos seus colegas uma família. Ajude a termos um Judô forte, dentro dos seus valores originais.




 

 

BANNER LOGOS

Friday the 20th. www.yamarashi.com.br. Powered by 888poker review - All rights reserved.